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Resumo

A empresa iniciou actividade em Agosto de 1926 por intermédio do seu fundador Sr. Alberto Pinto, transformando-se numa sociedade por quotas em 25 Abril de 1953, com a designação de Alberto Pinto & Filhos Lda.

Foi em Outubro de 1996 que a Alberto Pinto & filhos se transformou numa sociedade anónima passando a ter a designação completa de: Valpi Bus, Alberto Pinto & Filhos - Transportes Rodoviários S.A.



Hoje conhecida por todos simplesmente como Valpi, a empresa tem vindo a pautar-se por um crescimento forte e sustentado, empregando actualmente cerca de 200 funcionários e com uma frota de 125 autocarros e 15 automóveis ligeiros de serviço de apoio à actividade.

Na Valpi, subsiste a intenção de se apetrechar continuamente com uma estrutura organizativa capaz de fazer face aos desafios de mercado, nomeadamente em quadros superiores e intermédios capazes de implementar todo um conjunto de medidas que se mostrem eficazes na área dos transportes colectivos de passageiros.

Indicadores

Transportamos cerca de 12 Milhões de passageiros anualmente, designadamente em transporte regular urbano e interurbano de passageiros nas áreas dos Concelhos do Porto, Penafiel, Valongo, Paredes, Lousada, Amarante e Matosinhos bem como nas ligações entre estes, em serviços Internacionais através da empresa associada InterNorte, serviços regulares e em serviços ocasionais de aluguer.




Qualidade

A VALPI está certificada em 2004 pela norma ISO 9001.

O âmbito é total, está certificada pela actividade de Prestação de Serviços de Transporte de Passageiros em Autocarro, abrangendo todas as áreas e sectores da empresa (comercialização e execução de serviços regular, regular especializado e ocasional, manutenção da frota, compras e gestão de clientes).

Em 2004 a Vapi recebe "Menção Honrosa na liderança" no âmbito do Prémio Soluziona da Excelência. Os critérios de avaliação do prémio são baseados no Modelo Europeu de Excelência da “European Foundation for Quality Management - EFQM”.

Objectivamente, procuramos de forma continuada a consolidação de um melhor desempenho, tendo como premissa máxima, a garantia de satisfação dos clientes, fornecedores e colaboradores.




1º Certificado de conformidade emitido em Janeiro de 2004
Nº PT 04 1044.0


Oficinas

As nossas oficinas estão contempladas na Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade pela norma ISO 9001.

  • Existe uma manutenção constante e cuidada.
  • Utilizamos ferramentas de qualidade e devidamente calibradas.
  • Trabalhamos preferencialmente com parceiros certificados.
  • O nossos colaboradores são alvo de formação constante.
  • Temos uma frota de apoio moderna e adequada à assistência em estrada.

Assim minimizamos as avarias e maximizamos a sua segurança.




Ambiente

Resíduos Industriais.
- óleos
- pneus
- baterias
- metais, plásticos e vidros
- embalagens de Cartão
- desperdicios
- filtros

Óleos Usados

A Valpi possui nas suas instalações separadores de hidrocarbonetos onde todos os efluentes das oficinas são devidamente processados e despoluídos.


Os óleos substituídos (motor, caixas de velocidade, direcção e travões) são acondicionados em reservatórios próprios, sendo posteriormente retirados por empresas especializadas que procedem à sua reciclagem.

Pneus Usados

Todos os pneus abatidos são correctamente armazenados e reencaminhados para empresas especialiazadas que se encarregam do seu tratamento como por exemplo: aproveitamento energético como combustível em altos fornos ou aplicação nos pisos das estradas.

Baterias Usadas

As baterias são altamente perigosas, quer para a saúde humana quer para o ambiente. Depois de utilizadas, todas as baterias são devidamente acondicionadas e posteriormente reecaminhadas para empresas especializadas que se encarregam do seu tratamento.


Metais, Plásticos e Vidros

As oficinas da Valpi, como qualquer outra oficina, produzem grandes quantidades de sucata originada pela substituição de peças e acessórios nas viaturas. Estes materiais são correctamente separados em contentores e, periodicamente, recolhidos a fim de se efectuar a sua reciclagem.

Embalagens de Cartão

Todas as embalagens provenientes das várias encomendas de peças são devidamente separadas para posteriormente serem recicladas.

Desperdícios

Todos os desperdícios utilizados pelo pessoal oficinal são armazenados em tambores para posteriormente serem recolhidos e devidamente tratados.

Filtros

Tal como os desperdícios, os filtros de óleo e gasóleo são igualmente armazenados em tambores para serem devidamente reecaminhados.