carregando
Foram circunstâncias essencialmente de mercado que originaram a criação da empresa de transportes de passageiros, dado que o seu fundador, o Sr. Alberto Pinto, dedicava-se previamente à industria do calçado.

A oportunidade de negócio surgiu originalmente com a necessidade de transportar as encomendas postais da estação de caminhos de ferro de Novelas para a cidade em Penafiel (1915).



Nos anos subsequentes, e ainda com tracção animal, iniciaram-se os primeiros transportes de passageiros.
Foi em Agosto de 1926 que se efectivou a aquisição do primeiro veículo motorizado, marcando o início do transporte público em autocarros.

O primeiro serviço de autocarro a ser realizado correspondeu à ligação Penafiel – Porto, com apenas um autocarro conduzido pelo próprio fundador.



Episódios mais marcantes por décadas:


Década 1930: Forte expansão da exploração de carreiras de serviço público desde Trás-os-Montes até ao Porto.

Década 1940: Várias carreiras suprimidas face ao racionamento de matérias primas essenciais como o gásoleo, provocado pela 2ª guerra mundial.


Década 1950 e 60: Crescimento mais concentrado nas áreas envolventes a Penafiel, nomeadamente nos Concelhos de Amarante, Lousada e Paredes.



Década 1970: A revolução de 25 de Abril implicou um distanciamento dos órgãos sociais (2ª geração) da gestão
efectiva da empresa. Nesta altura o fundador já não exercia funções na empresa, levando a empresa a viver praticamente em auto gestão até 1981.

Década 1980: Em 1981 dá-se a aquisição de 2/3 da empresa pelo Eng. José Eduardo Pinto Azevedo Caramalho (neto do fundador) aos seus tios e toda esta década foi dedicada à reorganização e consolidação da empresa, após anos de auto gestão.



Década 1990: É adquirido o restante 1/3 do capital empresa, a par de uma aposta clara na estrutura organizativa e de gestão, com investimentos extremamente significativos em infra-estruturas físicas e tecnológicas. Esta década fica também marcada pelo crescimento da empresa, que neste período quintuplicou a sua operação.

Década 2000: Aposta da empresa na formação e qualidade confirmada pela certificação de qualidade com a norma NP EN ISO 9001:2000 em 2003. Em 2008 é criada a Valpi SGPS, que detém 100% do capital da Valpi Bus, permitindo ao grupo expandir a sua área de negócio, não só em transporte de passageiros, mas também diversificando por outras actividades como Agências de Viagem, Rent-a-Car e Extracção de inertes graníticos.